katas do Judô

Mestre Jigoro kano

 

  O Nague no kata é o primeiro Kata a ser aprendido e apresentado.

  Kata em japonês quer dizer forma, mas podemos interpretar como um “esquema fechado” pois desde o início do Judô eles se mantêm inalterados. Eles porquê? Pois são 8 os Katas do Judô. Na revista da FPJ temos um esquema que fala da utilização correta.

 1 – No decorrer da execução do Kata, deve-se amarrar a faixa bem firma, de tal forma que o judogui esteja corretamente vestido. (Obs.: O nó deverá ser o tradicional, não o competitivo).

2 – A maioria das pessoas tem técnicas preferidas, mas são limitadas e pouco sabem fazer uso correto de técnicas de esquerda e direita. É de suma importância aprender variedades de tipos de técnicas de esquerda e de direita, baseando-se no treinamento de Kata para executá-las na prática.

3 – Na aplicação da técnica de Kata não se deve utilizar maus hábitos de Randori, e sim basear-se nas teorias corretas.

4 – No treinamento do Kata, a maioria dos judocas como “Tori” (pessoa que aplica as técnicas) não aplicam com convicção e o “UKE” (pessoa que é projetada) muitas vezes projetam-se propositadamente no Kata. É sabido que, nos primórdios, o Judô ainda se encontrava fundido com o Ju Jutsu, para a sociedade japonesa, em 1883 aproximadamente, e a brasileira em 1914, Judô e Ju Jutsu eram a mesma arte, com os mesmos golpes e princípios.
Para isso Jigoro Kano inicia a criação dos Katas em 1890, as formas que seriam as técnicas padronizadas do Judô, e em 1956, chega ao Brasil Yoshio Kihara incumbido pelo KODOKAN de implantar aqui o Nague no kata buscando a separação definitiva entre o Judô e o Ju Jutsu. O Nague no kata, como dissemos é composto por 5 grupos de 3 técnicas cada.
 

 

TE WAZA KOSHI WAZA ASHI WAZA MAE SUTEMI WAZA YOKO SUTEMI WAZA
Uki Otoshi Uki Goshi Okuri Ashi Harai Tomoe Nague Yoko Gake
Ippon Seoi Nague Harai Goshi Sassae Tsuri Komi Ashi Ura Nague Yoko Guruma
Kata Guruma Tsuri komi Goshi Uchi Mata Sumi Gaeshi Uki Waza

   

Nague no kata

Katame no Kata

Kime no Kata

Ju no kata

Goshin Jitsu No Kata

Itsutsu no kata

koshiki no kata

 

Seiryoku-zenko-kokumin-taiiku-no-kata: 

( Desculpe-nos, mas ainda não conseguimos este video )

  

  “A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana” – (Jigoro Kano).